Telhas-sanduiche-pu-eps-modelaço
  1. Quais são as principais características, dos materiais mais utilizados?
  2. Qual tipo de telha sanduíche, possui melhor desempenho térmico?
  3. Qual tipo de telha sanduíche, possui melhor desempenho acústico?
  4. Melhor Custo x Benefício:
  5. Cuidado com o “barato”! Ele pode sair caro!

As Telhas Termoacústicas, mais conhecidas como “sanduíche”, são ideais para quem precisa de isolamento térmico e/ou acústico.
A eficácia é devido a sua composição: Duas telhas metálicas (0,43 a 0,95mm) com preenchimento de PU ou EPS de espessuras variadas, formando uma espécie de “sanduíche”.

Sua aplicação pode ser feita em todos os tipos de edificações sendo residenciais até construções industriais, que demandam de um conforto térmico e acústico.

Seus benefícios principais são:
• Conforto térmico interno;
• Isolamento acústico de ruídos externos;
• Economia na estrutura de sustentação da cobertura;
• Custo x Benefício em relação aos demais tipos de cobertura;
• Produto sustentável, com vida útil elevada;
• Instalação rápida e limpa na obra;
• Fabricação com peças sob encomenda;
• Resistência à tensão de flexão;

Agora que você já sabe a principal função e aplicação das telhas, vamos falar sobre os tipos de preenchimentos que influenciam no resultado final da obra.

Quais são as principais características, dos materiais mais utilizados?

Os principais materiais para o preenchimento das telhas termoacústicas são o poliuretano (PU) e o poliestireno (EPS/Isopor). As espessuras de preenchimento mais comuns são 30 e 50mm, podendo variar de acordo com o projeto e o nível de isolamento desejada.

Poliuretano (PU)

O poliuretano é um material que apresenta um baixo coeficiente de condutividade térmica (k), isso significa que ele demonstra resistência nas trocas de calor do ambiente interno e externo, melhorando as condições climáticas no ambiente interior.
A espuma de poliuretano é um dos melhores isolamentos termoacústicos do mercado, aliando conforto e economia de energia.

Abaixo, outros benefícios de instalação das telhas termoacústicas com poliuretano (PU):

  • Aumento da resistência mecânica;
  • Baixa condução térmica;
  • Maior resistência à corrosão;
  • O material de poliuretano possibilita um retardo na propagação de chamas de classe R1. Por isso, é considerado auto extinguível;
  • Alto desempenho, de isolamento acústico. Obs: reduz entre 14 a 40 decibéis, conforme a frequência das ondas sonoras.

Poliestireno (EPS/ Isopor)

São fabricadas chapas de isopor sob medida em conformidade com as telhas metálicas e são coladas com cola de PU, formando uma espécie de sanduíche.

O material EPS tem capacidade de isolamento de ruídos externos e um bloqueio térmico eficaz em coberturas e fechamentos.

As principais características desse material são:

  • Custo reduzido;
  • Baixa condutibilidade térmica;
  • Material bastante leve e com resistência mecânica superior;
  • Fabricação sob encomenda e de fácil instalação

As telhas com EPS se destacam por possuir um ótimo acabamento final, reduzindo gastos com energia, refrigeração e controle de emissões sonoras externas, além de promover ambientes com condições mais confortáveis.

telha-sanduiche-eps

2. Qual tipo de telha sanduíche, possui melhor desempenho térmico?

Analisando as telhas sanduíche com preenchimento de PU, pode-se concluir que:
O coeficiente de condutividade térmica (K) do PU é de 0,016Kcal/m.h.ºC, enquanto que o do EPS é de 0,026Kcal/m.h.ºC. Isso mostra, que o material com menor condução térmica entre áreas externas/internas é o PU.

3. Qual tipo de telha sanduíche, possui melhor desempenho acústico?

A densidade aferida do material EPS é de 13 a 25Kg/m³, sendo inferior a densidade do poliuretano, que é injetado com densidade entre 35 a 45 Kg/m³. Dessa forma, o PU apresenta uma melhor condição de isolamento acústico, bloqueando a transmissão de ruído de forma mais eficiente.

4. Melhor Custo x Benefício:

Ao definir um sistema de cobertura para uma edificação, deve-se levar em conta a finalidade da construção e o desempenho que se espera do projeto pronto, dessa forma é possível economizar nos materiais utilizados de acordo com o objetivo.

Nesse contexto, as telhas termoacústicas com preenchimento em Poliuretano (PU) conferem melhor eficiência termoacústica, devido a densidade do material mais elevada. Em contrapartida, as telhas com EPS/Isopor são até 20% mais econômicas no custo de fabricação e fornecimento.

DE FORMA OBJETIVA….

EPS/Isopor (poliestireno):

É utilizado quando se deseja uma telha com bom desempenho termoacústico a um menor custo, se comparadas as telhas com isolamento de poliuretano.

PU (poliuretano):

É utilizado quando a aplicação exige um excelente desempenho termoacústico, garantindo a melhor capacidade isolante entre os diversos materiais existente, pois possui baixo coeficiente (K) de condução. Obtém-se  maior desempenho aumentando a espessura do material injetado.

5. Cuidado com o “barato”! Ele pode sair caro!

A dica final, é ter muita atenção na hora de definir qual a solução termoacústica para sua cobertura.

Além de serem resistentes e duráveis, a manutenção é simples, não cria mofo, impede o desenvolvimento de insetos e microrganismos que prejudicam o material e a saúde

Certifique sempre ao adquirir um material com características termoacústicas, a garantia do certificado de qualidade, sendo imprescindível que esse item seja autoextinguível em conformidade com a legislação vigente, sendo: NBR 7358 (a espuma rígida de poliuretano é retardante de chamas, classe R1), ASTM D-1692 e NBR 11.752, com flamabilidade: Classe F (EPS).

Produtos industrializados sem esse controle de qualidade, podem gerar grandes prejuízos e contratempos.

Se você procura uma empresa séria e comprometida em vender QUALIDADE, conte com a Modelaço!

Assuntos relacionados:

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nossas telhas sob medidas clique aqui.

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: