1. Telha sanduíche: o que é?
  2. Propriedades e vantagens da telha sanduíche
    1. Estabilidade
    2. Isolamento acústico
    3. Conforto térmico
    4. Feita sob medida
  3. Composição da telha sanduíche – o núcleo
  4. Tipos de telha sanduíche
  5. Aplicação da telha sanduíche
  6. Telha sanduíche – Modelaço

O telhado é um dos destaques fundamentais da parte externa de um projeto e, por isso, é bom que tenha um design bem atraente. Mas, esse não é o único detalhe que merece atenção para resguardar a integridade do projeto. Descubra aqui os pontos que você precisa observar ao escolher uma telha sanduíche para cobertura.

Além das escolhas estéticas, como optar entre designs tradicionais ou modernos, também é necessário considerar a parte técnica da cobertura. Qual o material será usado na construção do telhado, qual sistema estrutural será utilizado, como a estrutura será isolada e também se o espaço entre o teto e a laje serão utilizados para alguma finalidade específica.

Entre muitas opções disponíveis para um projeto de cobertura está a telha sanduíche. A seguir, conheça um pouco mais sobre esta opção e analise se ela é escolha certa para você.

Propriedades e vantagens da telha sanduíche

Também chamada de painel composto, as telhas sanduíches são compostas por várias camadas individuais que se conectam umas as outras. Normalmente, essas camadas são compostas por duas folhas metálicas finas e um núcleo termo acústico.

As folhas metálicas compõem o revestimento externo e, na maioria das vezes, consistem em chapas de aço galvanizado. No interior, o material da chapa varia entre aço galvanizado, aço inoxidável, alumínio ou o GRP (plástico reforçado com fibra de vidro).

O núcleo da telha sanduíche é feito com material isolante, como poliisocianurato (PIR) ou poliuretano (PUR).

A união das camadas internas e externas promove a combinação das propriedades dos materiais utilizados na confecção das chapas, aumentando os benefícios deste tipo de telha.

Com a união de suas propriedades, a telha sanduíche oferece vantagens que fazem dela uma ótima solução para o projeto de uma cobertura.

Entre as principais vantagens da telha sanduíche estão:

Estabilidade

A estabilidade metálica da superfície dificulta a flexão e a quebra, protegendo o núcleo de influências externas.

Isolamento acústico

As telhas sanduíche possuem o melhor isolamento acústico encontrado no mercado. Isso ocorre devido ao revestimento interno ser feito de poliuretano ou isopor, materiais que não deixam o som ambiente entrar ou sair.

Essa é uma ótima opção para projetos próximos a locais com um som muito alto como: estúdios musicais, casas de shows, entre outros.

Conforto térmico

Revestida por duas placas de aço galvanizado, o índice de isolamento térmico das telhas sanduíches pode chegar a 90% em ambientes fechados. Isso promove uma boa economia de gastos com calefação e ar-condicionado, já que não é necessário consumir muita energia para alcançar a temperatura desejada.

Este índice é extremamente alto e não encontrado em praticamente nenhum outro tipo de telha de mesmas propriedades e valor.

Feita sob medida

Essa é um dos grandes benefícios da telha sanduíche. A fabricação personalizada evita o risco de sobras e permite o uso inusitados, como paredes com isolamento acústico e térmico.

Outras vantagens deste tipo de cobertura:

  • Não propaga chamas, aumentando a segurança;
  • Não absorve água, por ser de aço galvanizado;
  • Praticamente não sofre corrosão, uma vez que possui uma camada de zinco;
  • Não corre o risco de superaquecimento, devido à propriedade isolante;
  • O equilíbrio térmico também reduz, a praticamente zero, os riscos de infiltração e goteiras.

Composição da telha sanduíche

As grandes vantagens da telha sanduíche são, em grande parte, consequência da união das propriedades de seu núcleo, composto por diferentes materiais e espessuras.

Poliuretano (PU): resina sintética com excelentes propriedades de isolamento.

Poliisocianurato (PIR): apresenta propriedades de isolamento ainda melhores. Desta forma, o mesmo valor de isolamento do PIR pode ser alcançado com um núcleo de menor espessura. Também é capaz de resistir às temperaturas altas por um período maior.

Tipos de telha sanduíche

A telha sanduíche pode ser encontrada em dois formatos:

Telha sanduíche dupla: é a mais utilizada. Composta por duas chapas metálicas que envolvem o revestimento termo acústico em seu interior.

Telha sanduíche simples: é, normalmente, a opção mais barata devido à composição. Possui uma placa de aço na parte externa, revestimento térmico no meio e uma chapa de alumínio na extremidade de baixo

Aplicação da telha sanduíche

Este tipo de cobertura é uma opção viável para diversos projetos e estilos arquitetônicos. Entretanto, não é indicado para telhados planos.

A instalação da telha sanduíche deve prever uma estrutura robusta de concreto ou aço. Por isso, ao projetar uma estrutura com esta telha, é imprescindível incluir o cálculo do peso do painel, assim como as potenciais cargas de chuva e de vento que as telhas podem ser expostas.

Para se beneficiar com a drenagem adequada, a inclinação do telhado não deve ser inferior a 6° e, caso a cobertura tenha uma barra transversal, a inclinação deve ser de pelo menos 9°.

Telha sanduíche – Modelaço

A Modelaço comercializa telhas sanduíche com acabamento de qualidade, isolamento térmico e acústico. É uma opção de excelência para projetos que precisam controlar a emissão sonora externa ou mesmo interna.

Além disso, são consideradas leves e não comprometem as estruturas de sustentação.

Nosso produto é fabricado com duas telhas trapezoidais que formam um “sanduíche” com o interior em poliestireno (isopor) ou poliuretano. Trabalhamos com material pré-fabricado, entregue pronto para ser utilizado, sob medida.

Bastante rígidas e com alta resistência térmica e acústica, as telhas sanduíche da Modelaço proporcionam condições mais agradáveis aos ambientes.

Agora você já sabe quais detalhes da telha sanduíche, já consegue identificar se ela é indicada para o seu projeto de cobertura?

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nossas telhas sanduíche clique aqui.

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Saiba mais: Telha Forro: Dicas, Principais Benefícios e Aplicações

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: