Além da importância estrutural, a cobertura é um elemento estético que agrega estilo e personalidade à construção. Aqui neste artigo separamos tudo que você precisa saber sobre cobertura de policarbonato e quais são suas vantagens em relação às outras opções disponíveis no mercado.

O policarbonato é um plástico de engenharia, material bastante utilizado no mercado das indústrias e construções para proteção e seguraça.

Entretanto, tem ganhado cada vez mais espaço nos projetos de arquitetura através das chapas e telhas que funcionam como cobertura de policarbonato. Suas aplicações são em áreas privativas, jardins e estufas, por exemplo, isso devido à sua grande resistência, durabilidade e ao mesmo tempo flexibilidade.

O que é uma cobertura de policarbonato?

Antes de aprofundarmos é importante explicar o que é o policarbonato. Ele é um material sintético, possui transparência que chega a 89%, alta durabilidade e tem uma forte resistência a impactos.

É considerado um termoplástico, material plástico que amolece ao ser colocado em alta temperatura e endurece quando resfriado.

Mais resistente e leve que o vidro e o acrílico, as coberturas de policarbonato são uma excelente opção para ambientes externos e internos que necessitam de iluminação natural e ao mesmo tempo de resistência a impactos.

Por possuir excelente proteção contra os raios uv, as chapas de policarbonato não amarelam nem perdem a transparência. Por isso acabam tendo vida útil maior que telhas de fibra de vidro ou PVC.

Jardins de inverno, gazebos, garagens, varandas, garagens, estufas e piscinas são bons exemplos de onde pode ser usada uma cobertura de policarbonato.

Características do policarbonato

  • forte resistência a impacto (250 vezes maior que o vidro), elas são inquebráveis, suportando quase qualquer impacto;
  • elevado índice de transmissão luminosa;
  • eficiente isolamento térmico;
  • chapas feitas de estruturas mais leves, quase metade do peso das de vidro;
  • tem menor custo e requer manutenção mínima;
  • são de fácil manipulação e instalação;
  • podem ser cortados e curvados , moldando-se facilmente ao local de instalação;
  • tem alta resistência a temperaturas variadas: de -40°c até 130°c;
  • economiza energia, já que propícia a entrada de luz solar;
  • protege contra raios uv.

Tipos de policarbonato disponíveis

Existem três tipos de policarbonato disponíveis no mercado.

Corrugado: é o mais fino dos tipos de policarbonato, o que garante uma beleza indiscutível. É econômico, possui proteção uv em uma das faces e é muito eficiente.

Compacto: o mais nobre de todos os tipos. É leve, oferece alta resistência de impacto e qualidade óptica. Esta última característica e a capacidade de atender variados tipos de projetos, fez com que estas chapas de policarbonato conquistasse o ramo da construção civil. Substitui à altura o vidro.

Alveolar: possui cavidades ocas que proporcionam aparência de um vidro canelado, por isso é menos translúcido. A chapa alveolar de policarbonato é mais leve e a mais econômica de todas elas. Apesar da aparência, mantém as características principais do material, como resistência, durabilidade e proteção uv.

Pontos a serem observados na hora de comprar e instalar cobertura de policarbonato

Antes de decidir qual estrutura comprar para fazer a cobertura, é importante ficar atento à alguns detalhes:

Definir qual a função do espaço a ser protegido

Altura de pé-direito, existência ou não de ventilação e questão de luminosidade vão influenciar na escolha do tipo de policarbonato.

Por exemplo: local que não há ventilação exige policarbonatos com eficiência térmica maior. Local que exige que a luminosidade seja mantida pede chapa alveolar de policarbonato.

Espessuras de paredes e alvéolos

É um fator fundamental que deve ser observado com atenção. Algumas chapas importadas da China visam apenas o preço baixo, deixando de lado a qualidade.  Isso pode levar riscos ao consumidor, pois a espessura fina demais não resiste às cargas impostas.

Filtro anti uv

É uma característica que não dá para ver a olho nu, mas deve ser observada. A proteção é importante para proteger quem estiver embaixo da cobertura de policarbonato.

Normalmente, materiais importados em sua maioria não tem essa proteção e ou ela é de baixíssima quantidade.

Instalação das chapas

É importante se atentar na hora que o profissional for instalar a chapa de policarbonato, porque muitos instaladores fazem um furo para prendê-las na estrutura e isso acaba prejudicando a cobertura. Já que com o passar do tempo o policarbonato dilata e deixa um buraco na chapa, causando infiltrações e acumulo de sujeira.

chapa-policarbonato-furada

Cobertura de policarbonato da Modelaço

A Modelaço realiza a distribuição de policarbonato da empresa Replaex no Estado de Minas Gerais. 

Nosso parceiro possuí tecnologia e know-how alemães, além de ser pioneira no lançamento de chapas de policarbonato no Brasil. Desde 1991 importa da Europa o melhor da tecnologia, oferecendo sistemas inovadores para construção civil e industrial.

Em 1997 instalou a primeira fábrica de extrusão de policarbonato alveolar no Brasil, passando a fornecer produtos e acessórios, com padrão ainda maior de qualidade.

Vantagem dos nossos produtos:

  • resistência alta;
  • isolamento térmico;
  • para chapas com espessuras de 6 e 10 mm oferece garantia de 10 anos;
  • disponibiliza chapas sob medidas e cores;
  • são auto-extinguíveis;
  • oferece conforto térmico elevado;
  • redução dos gastos com refrigeração;
  • protege contra os raios uv;
  • linha completa de acessórios para sua montagem.

Alguns dos nossos produtos em policarbonato

Possuímos algumas opções de chapa para cobertura em policarbonato com a estrutura alveolar.

Chapas Reflective: possuem camada externa refletiva que reduz de forma eficiente a de transmissão de calor em até 7º C.

cobertura-de-policarbonato-chapa-reflective.jpg

Chapas FullReflective: oferecem redução ainda maior, representando o avanço na tecnologia de chapas de policarbonato. Garantem menor incidência do calor em até 9º C

.cobertura-de-policarbonato-full-reflective.jpg

Chapas Heatbloc: possuem tratamento Infrared, desenvolvido pela Replaex – camada externa coextrusada que permite redução de calor de até 10º C e intensa transmissão luminosa. Isso oferece clima mais agradável em qualquer época do ano.

cobertura-de-policarbonato-heat-block-ouro-infrared.jpg

Quer proporcionar mais qualidade aos seus projetos? Invista em uma cobertura de policarbonato.

Passo a Passo de Como Instalar o Policarbonato da Maneira Correta

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nossas chapas de policarbonato clique aqui.

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

1 comentário

  1. Marcio em 18 de agosto de 2021 às 17:22

    Gostei muito do seu conteúdo sobre coberturas de policarbonato

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: