Quais são as diferenças entre os tipos de Corte em Chapas de Aço?

Você sabe Quais são as diferenças entre os tipos de Corte em Chapas de Aço? Clique no link e conheça mais sobre esse processo!

Página inicial > corte e dobra > Quais são as diferenças entre os tipos de Corte em Chapas de Aço?

  1. Corte de chapa por jato d’água
  2. CORTE POR ELETROEROSÃO À FIO
  3. Corte a Laser
  4. Corte a Plasma
  5. Corte por usinagem
  6. Corte por puncionadeira
  7. Blog Modelaço

O corte em chapas de aço, pode ser executado com diferentes técnicas e equipamentos de rompimento de material, assim como a sua conformação pode resultar diversos formatos.
A principal referência antes de definir o tipo de corte a executar, é verificar o limite de tolerância do projeto/material demandado, em compatibilidade com o equipamento que irá realizar o serviço.

Abaixo, vamos falar sobre os principais tipos de corte e quais são as diferenças entre eles:

1. Corte de chapa por jato d’água

Essa opção é capaz de cortes versáteis e permite cortar ou perfurar chapas de aço com até 300 mm de espessura. Sua funcionalidade consiste na geração da pressão de água, que é transformada em uma velocidade correspondente a 4 vezes a velocidade do som! Materiais abrasivos, como o coríndon e a sílica compõem a mistura do corte por jato d’água.

2. Corte por eletroerosão à fio

O que diz respeito às máquinas de eletroerosão a fio, a precisão sobrepunha-se à velocidade. Com tempos médios entre falhas extraordinariamente prolongadas, manutenção reduzida, longevidade e excelentes níveis de disponibilidade. Estas máquinas de eletroerosão projetadas para o futuro, foram concebidas para poupar mais tempo e iminuir os custos unitários, garantindo conjuntamente uma precisão e uma eficiência no corte de qualidade bem elevada.

3. Corte a Laser

O corte a laser é o processo de separação com o qual os materiais metálicos e não metálicos de diversas espessuras são cortados e furados. A base para esse tipo de corte, é formada pelo raio laser a ser guiado, formado e reunido. Quando ele tem contato direto na peça, o material se aquece de tal forma que ele derrete ou evapora. Toda a potência desse laser, se concentra em um ponto com geralmente menos de meio milímetro de diâmetro. Se nesse ponto for colocado mais calor do que a condução de calor pode dissipar, o raio laser perfura o material totalmente – o processo de corte foi iniciado. Enquanto em outros processos, as ferramentas gigantescas com forças enormes atuam na chapa, o raio laser faz seu trabalho sem qualquer tipo de contato. Com isso, a ferramenta não sofre desgaste e não há deformações ou danos na peça.

4. Corte a Plasma

Esse corte é uma variação do estado da matéria, como existe o sólido, líquido e gasoso, o plasma é quando o nível de energia fica tão elevado que produz a dissociação das moléculas de um gás, que se ionizam e se tornam condutores de corrente elétrica, capazes de cortar seções de metais.

Para ocorrer esse processo, é necessário um bico com um orifício que é formado por uma alta voltagem e pressão do ar, transformando o gás aquecido em plasma. Esse bico realiza a transferência de calor para a peça de metal até que aconteça a fusão e o corte seja realizado pelas partículas fundidas, removidas pelo jato de plasma.

Os materiais que são feitos com corte a plasma são: aço carbono, aço inoxidável, alumínio e qualquer outro metal condutor.

Saiba mais sobre o corte a plasma, clicando aquii!

5. Corte por usinagem

No processo de Usinagem, uma quantidade de material é
removido com auxílio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco,
transformando assim uma peça com formas e dimensões desejadas.

A maioria de todos os produtos industrializados em alguma de
suas etapas de produção, sofre algum processo de usinagem.

6. Corte por puncionadeira

O Corte por puncionadeira se mostrou mais flexível que prensa, podendo rapidamente cortar a chapa a frio, no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Chapas de determinadas composições são submetidas a uma determinada ação responsável por promover a pressão por meio de uma punção ou de uma lâmina de corte. Um conjunto de moldes consiste de punções e matrizes que se complementam.

Quando os moldes são pressionados juntos através do maquinário, a peça de metal é moldada ou cortada na forma desejada. A puncionadeira precisa de um operador para a concepção do conjunto de moldes e para preparar a máquina e a chapa, de forma que o resultado final seja obtido de forma satisfatória .

TIPOS DE CORTES CORTE POR JATO DE ÁGUA ABRASIVO CORTE POR ELETROEROSÃO À FIO CORTE A
LASER
CORTE A
PLASMA
CORTE POR
USINAGEM
CORTE POR
PUNCIONADEIRA
PRECISÃO DO CORTE média de ± 0.08mm ( ± 0.003″ ) até ± 25 µ ( ± 0.001″ ) ± 25 µ ( ± 0.0001″ ) ± 25 µ ( ± 0.001″ ) ² ± 0.75 a ± 1.55mm ( ± 0.030″ a ± 0.060″ ) ± 8 µ ( ± 0.0003″ ) Razoável
ESPESSURA 8″ ( 200mm ) 12″ ( 300mm ) Geralmente menor que 0.25″ ( 6,35mm ) Menor que 1.25″ ( 31.75mm ) É possível trabalhar em peças 3D Trabalha bem em chapas finas
VELOCIDADE DE CORTE 5 a 10 vezes mais rápido que eletroerosão a fio quando a espessura é menor que 1″ 5 a 10 vezes mais lento que corte por jato d’água abrasivo Corte muito rápido em materiais finos e não refletivos Rápido em chapas finas Razoável Produção ágil após realizar a programação e setup inicial
ACABAMENTO SUPERFICIAL Inexistente Pouca Muita Muita Inexistente Inexistente
ZONA TERMICAMENTE AFETADA (ZTA) Excelente Excelente Excelente Razoável Excelente Razoável
DISTORÇÃO DO MATERIAL Sem distorção ³ Sem distorção Possível distorção Possível distorção Sem distorção Possível distorção
LIMITAÇÃO DE MATERIAIS Funciona em quase todos os materiais, exceto cerâmicas extremamente duras Somente funciona em materiais condutivos Somente funciona em materiais não refletivos ** Somente funciona em materiais condutivos Não é ideal para peças muito compridas Não é ideal para materiais quebradiços ou frágeis
PROCESSO Usa-se abrasivo supersônico frio para cortar o material Erosão por corrente elétrica usada para cortar materiais condutivos Processo térmico Processo térmico Ferramenta mecânica de corte Processo de corte
SETUP Setup + rápido e fácil Setup relativamente fácil Setup fácil, porém pode ser necessário ajustes específicos para cortar materiais diferentes Setup relativamente fácil Setup e programação mais demorados Setup e programação mais demorados

7. Blog Modelaço – Leia também:

Publicado em corte e dobra com as tags: 

Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente