Corte-em-chapas-de-aço-modelaço
  1. Corte de chapa por jato d’água
  2. CORTE POR ELETROEROSÃO À FIO
  3. Corte a Laser
  4. Corte a Plasma
  5. Corte por usinagem
  6. Corte por puncionadeira
  7. Blog Modelaço

O corte em chapas de aço, pode ser executado com diferentes técnicas e equipamentos de rompimento de material, assim como a sua conformação pode resultar diversos formatos.
A principal referência antes de definir o tipo de corte a executar, é verificar o limite de tolerância do projeto/material demandado, em compatibilidade com o equipamento que irá realizar o serviço.

Abaixo, vamos falar sobre os principais tipos de corte e quais são as diferenças entre eles:

1. Corte de chapa por jato d’água

Essa opção é capaz de cortes versáteis e permite cortar ou perfurar chapas de aço com até 300 mm de espessura. Sua funcionalidade consiste na geração da pressão de água, que é transformada em uma velocidade correspondente a 4 vezes a velocidade do som! Materiais abrasivos, como o coríndon e a sílica compõem a mistura do corte por jato d’água.

2. Corte por eletroerosão à fio

O que diz respeito às máquinas de eletroerosão a fio, a precisão sobrepunha-se à velocidade. Com tempos médios entre falhas extraordinariamente prolongadas, manutenção reduzida, longevidade e excelentes níveis de disponibilidade. Estas máquinas de eletroerosão projetadas para o futuro, foram concebidas para poupar mais tempo e iminuir os custos unitários, garantindo conjuntamente uma precisão e uma eficiência no corte de qualidade bem elevada.

3. Corte a Laser

O corte a laser é o processo de separação com o qual os materiais metálicos e não metálicos de diversas espessuras são cortados e furados. A base para esse tipo de corte, é formada pelo raio laser a ser guiado, formado e reunido. Quando ele tem contato direto na peça, o material se aquece de tal forma que ele derrete ou evapora. Toda a potência desse laser, se concentra em um ponto com geralmente menos de meio milímetro de diâmetro. Se nesse ponto for colocado mais calor do que a condução de calor pode dissipar, o raio laser perfura o material totalmente – o processo de corte foi iniciado. Enquanto em outros processos, as ferramentas gigantescas com forças enormes atuam na chapa, o raio laser faz seu trabalho sem qualquer tipo de contato. Com isso, a ferramenta não sofre desgaste e não há deformações ou danos na peça.

4. Corte a Plasma

Esse corte é uma variação do estado da matéria, como existe o sólido, líquido e gasoso, o plasma é quando o nível de energia fica tão elevado que produz a dissociação das moléculas de um gás, que se ionizam e se tornam condutores de corrente elétrica, capazes de cortar seções de metais.

Para ocorrer esse processo, é necessário um bico com um orifício que é formado por uma alta voltagem e pressão do ar, transformando o gás aquecido em plasma. Esse bico realiza a transferência de calor para a peça de metal até que aconteça a fusão e o corte seja realizado pelas partículas fundidas, removidas pelo jato de plasma.

Os materiais que são feitos com corte a plasma são: aço carbono, aço inoxidável, alumínio e qualquer outro metal condutor.

Saiba mais sobre o corte a plasma, clicando aquii!

5. Corte por usinagem

No processo de Usinagem, uma quantidade de material é
removido com auxílio de uma ferramenta de corte produzindo o cavaco,
transformando assim uma peça com formas e dimensões desejadas.

A maioria de todos os produtos industrializados em alguma de
suas etapas de produção, sofre algum processo de usinagem.

6. Corte por puncionadeira

O Corte por puncionadeira se mostrou mais flexível que prensa, podendo rapidamente cortar a chapa a frio, no formato desejado e sem a necessidade de construção de um estampo.

Chapas de determinadas composições são submetidas a uma determinada ação responsável por promover a pressão por meio de uma punção ou de uma lâmina de corte. Um conjunto de moldes consiste de punções e matrizes que se complementam.

Quando os moldes são pressionados juntos através do maquinário, a peça de metal é moldada ou cortada na forma desejada. A puncionadeira precisa de um operador para a concepção do conjunto de moldes e para preparar a máquina e a chapa, de forma que o resultado final seja obtido de forma satisfatória .

TIPOS DE CORTESCORTE POR JATO DE ÁGUA ABRASIVOCORTE POR ELETROEROSÃO À FIOCORTE A
LASER
CORTE A
PLASMA
CORTE POR
USINAGEM
CORTE POR
PUNCIONADEIRA
PRECISÃO DO CORTEmédia de ± 0.08mm ( ± 0.003″ ) até ± 25 µ ( ± 0.001″ )± 25 µ ( ± 0.0001″ )± 25 µ ( ± 0.001″ ) ²± 0.75 a ± 1.55mm ( ± 0.030″ a ± 0.060″ )± 8 µ ( ± 0.0003″ )Razoável
ESPESSURA8″ ( 200mm )12″ ( 300mm )Geralmente menor que 0.25″ ( 6,35mm )Menor que 1.25″ ( 31.75mm )É possível trabalhar em peças 3DTrabalha bem em chapas finas
VELOCIDADE DE CORTE5 a 10 vezes mais rápido que eletroerosão a fio quando a espessura é menor que 1″5 a 10 vezes mais lento que corte por jato d’água abrasivoCorte muito rápido em materiais finos e não refletivosRápido em chapas finasRazoávelProdução ágil após realizar a programação e setup inicial
ACABAMENTO SUPERFICIALInexistentePoucaMuitaMuitaInexistenteInexistente
ZONA TERMICAMENTE AFETADA (ZTA)ExcelenteExcelenteExcelenteRazoávelExcelenteRazoável
DISTORÇÃO DO MATERIALSem distorção ³Sem distorçãoPossível distorçãoPossível distorçãoSem distorçãoPossível distorção
LIMITAÇÃO DE MATERIAISFunciona em quase todos os materiais, exceto cerâmicas extremamente durasSomente funciona em materiais condutivosSomente funciona em materiais não refletivos **Somente funciona em materiais condutivosNão é ideal para peças muito compridasNão é ideal para materiais quebradiços ou frágeis
PROCESSOUsa-se abrasivo supersônico frio para cortar o materialErosão por corrente elétrica usada para cortar materiais condutivosProcesso térmicoProcesso térmicoFerramenta mecânica de corteProcesso de corte
SETUPSetup + rápido e fácilSetup relativamente fácilSetup fácil, porém pode ser necessário ajustes específicos para cortar materiais diferentesSetup relativamente fácilSetup e programação mais demoradosSetup e programação mais demorados

7. Blog Modelaço – Leia também:

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: