normas-14513-ABNT-14514

O desenvolvimento da manufatura no setor industrial influencia várias frações de mercado, principalmente na construção civil. Produtos de beneficiamento precisam manter um padrão de qualidade e especificações, regulamentados pelos órgãos normativos.

Algumas questões precisam ser consideradas, além do fator comercial, antes de decidir o fornecedor certo de telhas metálicas, sendo requisito primordial a conformidade com as normas regulamentadoras ABNT NBR14514/2008 e ABNT NBR14513/2002, essas direcionam os padrões de conformidade do produto por regras nacionais.

As normas supracitadas, se diferem pelo padrão de perfilação do material metálico sendo formato transversal trapezoidal e ondulada (senoidal).
A industria de laminação registram as nomenclaturas de acordo com o dimensionamento das perfiladeiras e requisitos dimensionais estabelecidos nas respectivas normas.

Neste artigo, vamos explicar melhor o que são esses certificados da ABNT, por que eles foram elaborados e quem fiscaliza essas regras.

1. Qual a Finalidade Dessas Normas?

Os certificados e normas da ABNT foram criados para que existam padrões seguidos pela maior parte das empresas, o que é de extrema importância para o consumidor, e para assegurar uma qualidade no produto.

Ao adquirir telhas metálicas de empresas que cumprem as regras de fabricação exigidas pelas normas da ABNT, adquire-se também certa tranquilidade em relação à confiabilidade e padronização do produto, uma vez que as regras de fabricação foram seguidas da forma certa.

No caso de telhas que foram fabricadas por outra empresa no passado e você desejar comprar de outro fabricante, se ambos forem regidos pela pela norma, as peças serão compatíveis com a demanda existente uma com a outra. Isso garante reposição fácil de peças em casos de quebras ou de planejamentos ineficazes.

2. O que é Especificado nas Normas ABNT 14513 e NBR 14514?

A norma NBR14513/2002 dispõe regras de laminação das telhas de aço revestido de seção transversal ondulada, enquanto a NBR14514/2008 é a norma técnica direcionada as telhas de aço revestido de seção trapezoidal, ambas definem especificações de fabricação e dimensionais.

O conteúdo desses documentos é bastante direto, destinado a orientar de forma clara, os profissionais e empresas auditados ao que deve ser executado. Para mais informações acesse a página da ABNT.

3. As Telhas Metálicas Modelaço

As telhas metálicas MODELAÇO são produzidas em conformação com as normas ABNT NBR14513/2002 e NBR14514/2008, garantindo o padrão de qualidade e fabricação. Escolha certa para todos os tipos de obras, podem ser laminadas no formato transversal trapezoidal ou ondulada, fabricadas sob encomenda com medidas de acordo com seu projeto.

Nossas soluções de cobertura MD40/980 e MD17/988 oferecem rapidez e economia na paginação de fechamento, contando com modernos equipamentos para perfilação de bobinas, além de contar com a parceria das maiores usinas siderúrgicas do país, permitindo atendimento a todo o mercado nacional com rapidez e garantia.

Utilizamos como matéria-prima, aços revestidos com zinco (galvanizados), ou revestidos com uma liga de zinco e alumínio (zincalume), devidamente CERTIFICADOS.

3.1. Confira no link a seguir e saiba mais sobre a Diferença entre Telhas Galvanizadas e Galvalume.

Além do acabamento natural, nossas telhas metálicas podem ser pré ou pós-pintadas, aliando estética e resistência mecânica.

A fabricação é feita sob encomenda com comprimento máximo de 14m, perfiladas diretamente das bobinas usina garantindo acabamento uniforme. Podem ser fabricadas nas espessuras: 0,43 mm/ 0,50 mm/ 0,65mm/ 0,80mm/ 0,95mm.

As telhas metálicas MODELAÇO, podem ser confeccionadas com isolamentos termoacústicos, de acordo com sua demanda. Compostas por duas telhas metálicas unidas por um núcleo variável, pode ser preenchido com: espuma de poliuretano (PU), isopor/poliestireno (EPS), lã de rocha ou lã de vidro. Proporcionando conforto térmico baixo nível de ruído inferior no interior da edificação.

Possuímos também uma série de acessórios: calhas, rufos, cumeeiras e muito mais!

3.2. Confira no link a seguir e fique por dentro das dicas sobre o transporte e armazenamento de telhas metálicas.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nossas telhas sob medidas clique aqui.

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: