O que é corte a plasma e tudo o que você precisa saber!

corte-a-plasma-cnc-modelaco
No conteúdo de hoje falaremos sobre o corte a plasma! Confira todas as vantagens e tudo o que você precisa saber sobre o processo.
  
  1. O que é corte a plasma?
  2. Tipos de plasmas
  3. Como funciona o corte a plasma
  4. Vantagens desse tipo de corte
  5. Modelaço

O corte a plasma tem se destacado no mercado por sua precisão e velocidade, tornando-se um dos principais métodos de corte de metais. Ele substitui processos mais lentos e com maior custo operacional. Neste post, vamos esclarecer todas as dúvidas sobre o corte a plasma.

O que é o corte a plasma?

O plasma é um estado da matéria onde o nível de energia é tão elevado que ocorre a dissociação das moléculas de um gás, que se ionizam e se tornam condutores de corrente elétrica, capazes de cortar seções de metais.

Para esse processo, é necessário um bico com um orifício formado por alta voltagem e pressão do ar, transformando o gás aquecido em plasma. Esse bico transfere calor para a peça de metal até que ocorra a fusão e o corte seja realizado pelas partículas fundidas, removidas pelo jato de plasma.

Os materiais comuns para corte a plasma são aço carbono, aço inoxidável, alumínio e outros metais condutores.

Tipos de plasmas

Existem dois tipos:

  1. Manuais: equipados com sistema jato coaxial de ar, comprimem ainda mais o plasma, permitindo um corte mais rápido, preciso e com menos ângulo.
  2. CNC (Comando Numérico Computadorizado): mais usados em manipuladores XYZ com comando por controle numérico. O controle dos gases e do sistema é mais eficiente, aumentando a qualidade do processo e prolongando a vida útil dos componentes consumíveis.

Como funciona o corte a plasma

O processo utiliza um arco elétrico concentrado para dissolver o material por meio de um feixe de plasma com temperatura elevada.

Para realizar o processo, são necessários alguns equipamentos:

  • Fonte geradora de energia alimentada por eletricidade;
  • Gás ionizado que se torna um condutor do arco elétrico, podendo ser ar comprimido, nitrogênio, oxigênio ou argônio/hidrogênio, usado para cortar aços de liga leve e alta liga, alumínio, cobre e outros metais e ligas;
  • Tocha plasma;
  • Grampo terra para fechar o circuito elétrico.

O corte deve começar pelas bordas, com o bico da tocha fixado na vertical em relação à peça. Para furos ou cortes no meio da chapa, é recomendável iniciar o corte com o bico inclinado.

Vantagens do corte a plasma

O início do corte é praticamente instantâneo e tem baixa distorção em peças médias e grandes, devido à alta velocidade e disseminação térmica na zona de corte. No entanto, como a temperatura é elevada, não é aconselhável usar esse processo em pequenas peças, pois há risco de deformação.

Outras vantagens incluem economia em relação ao gás aplicável, alta qualidade e precisão no corte.

Modelaço

Se você se interessou por esse tipo de corte e o considera ideal para o seu projeto, pode contar com uma empresa especializada!

A MODELAÇO tem 18 anos de experiência no mercado de fabricação de produtos e serviços em aço, utilizando o corte a plasma com precisão para realizar projetos com agilidade e qualidade.

Buscamos atender todas as suas demandas e oferecer um serviço personalizado para superar suas expectativas. Para isso, investimos em tecnologia de ponta para produzir exatamente o que você deseja!

Nossas linhas de produção estão equipadas com uma máquina de corte a plasma CNC pronta para atender ao seu pedido completamente personalizado!

Essa máquina de ponta possui uma fonte de 400A com capacidade para cortar até 63mm de espessura e dimensões de até 3.000 X 13.000 mm.

Com capacidade para realizar cortes e furos em qualquer formato, nossas máquinas de corte a plasma estão disponíveis para realizar o seu projeto de acordo com a sua necessidade!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nosso corte a plasma clique aqui.

Publicado em corte a plasma com as tags: 

Picture of Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente