1. O que é corte a plasma?
  2. Tipos de plasmas
  3. Como funciona o corte a plasma
  4. Vantagens desse tipo de corte
  5. Modelaço

O corte a plasma vem se destacado muito no mercado e tem sido um dos principais tipos de corte de metais devido a sua enorme precisão e velocidade. Tem substituído os processos mais lentos ou que tem um maior custo operacional. No post de hoje vamos acabar com todas as dúvidas sobre o corte a plasma.

O que é o corte a plasma?

O plasma é uma variação do estado da matéria, como existe o sólido, líquido e gasoso, o plasma é quando o nível de energia fica tão elevado que produz a dissociação das moléculas de um gás, que se ionizam e se tornam condutores de corrente elétrica, capazes de cortar seções de metais.

Para acontecer esse processo é necessário um bico com um orifício que é formado por uma alta voltagem e pressão do ar, transformando o gás aquecido em plasma. Esse bico realiza a transferência de calor para a peça de metal até que aconteça a fusão e o corte seja realizado pelas partículas fundidas, removidas pelo jato de plasma.

Os materiais que são feitos com corte a plasma são: aço carbono, aço inoxidável, alumínio e qualquer outro metal condutor.

Tipos de plasmas

Existem dois tipos de plasmas:

  • Manuais: os mais modernos são equipados com sistema jato coaxial de ar que comprime mais ainda o plasma, o que permite que o corte seja mais rápido, preciso e com menos ângulo.
  • CNC (Comando numérico computadorizado): são mais utilizados em manipuladores XYZ que têm comando por controle numérico. O controle dos gases e do sistema é mais eficiente e absorve melhor as tecnologias, aumentando a contextura do processo e prolongando a vida útil dos componentes consumíveis.

Como funciona o corte a plasma

O processo do corte a plasma usa um arco elétrico concentrado, que dissolve o material por meio de um feixe de plasma com temperatura elevada.

Mas, para realizar esse processo são necessários alguns equipamentos que forneçam energia. São eles:

  • Fonte geradora de energia alimentada por eletricidade;
  • Gás que será ionizado se tornando um condutor do arco elétrico, pode ser: ar comprimido, nitrogênio, oxigênio ou argônio/hidrogênio, usados para cortar aços de liga leve e alta liga, alumínio, cobre e outros metais e ligas;
  • Tocha plasma;
  • Grampo terra para fechar todo circuito elétrico.

O corte deve sempre começar pautando as bordas e o bico da tocha deve ser fixado na vertical em relação a peça. Depois, basta continuar com o corte conforme medidas desejadas.

Se for necessário fazer furos ou um corte no meio da chapa indicamos que comece o corte com o bico inclinado.

Vantagens desse tipo de corte

O início do corte é praticamente instantâneo e têm baixa distorção de peças médias e grandes, isso devido a sua alta velocidade e disseminação térmica na zona de corte. Porém, como a temperatura é tão elevada, não aconselhamos utilizar esse processo em pequenos pedaços, pois têm risco de deformar.

Outras vantagens são: economia em relação ao gás aplicável, alta qualidade e precisão no corte.

Modelaço

Se você gostou desse tipo de corte e viu que ele é o ideal para o seu projeto, conte com uma empresa especializada!

A Modelaço possui 14 anos de experiência no mercado de fabricação de produtos e serviços em aço, e utiliza a precisão do corte a plasma para realizar projetos com agilidade e qualidade.

Buscamos atender todas as suas demandas e dispor de um serviço personalizado para superar as suas expectativas, pensando nisso, investimos em tecnologia de ponta para produzir o que você desejar!

Nossas linhas de produção estão equipadas com uma máquina de corte a plasma CNC, esperando para realizar o seu pedido completamente personalizado!

Esse equipamento de ponta, possui uma fonte 400A com capacidade para cortar até 63mm de espessura e dimensões até 3.000 X 13.000 mm.

corte-a-plasma-personalizado-modelaço

Com capacidade para realizar cortes e furos em qualquer formato, nossas máquinas de corte a plasma estão à disposição para realizar o seu projeto de acordo com a sua necessidade!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre nosso corte a plasma clique aqui.

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Pesquise por algum termo específico em nosso blog: