O processo de corte a laser

A máquina de corte a laser funciona de forma integrada com um sistema CAD/CAM, em que se desenvolve um projeto detalhado e que é utilizado como orientação no material que será executado no trabalho. Este processo não necessita do desenvolvimento de matrizes sendo mais ágil e eficiente.

O processo funciona da seguinte maneira: um dispositivo chamado soprador (uma espécie de turbina) gira a 900hz e faz circular CO2 (gás carbônico) dentro de uma câmara, onde existem dois eletrodos ligados a uma fonte de alta-tensão. Esses eletrodos criam um campo elétrico, aumentando a energia do gás (CO2) dentro da câmara e em função desse acréscimo, os elétrons dos átomos que formam o CO2 se excitam e mudam de nível orbital, passando a girar em níveis mais externos.

E aí você pergunta, mas como é feito o corte? Para que o corte seja executado, um gerador de alta potência produz um raio que é movimentado até a cabeça de corte, direcionando o feixe de laser através de um caminho óptico (espelhos ajustáveis). Esse raio, que até então apresentava uma baixa densidade de energia, atravessa uma lente de foco que ajusta a intensidade e o tamanho do feixe. Chegando ao cabeçote da máquina, a luz é direcionada através de lentes por um único ponto. Este direcionamento da luz (laser), acontece em um diâmetro menor que 0,25mm.

O feixe focado começa a gerar uma alta densidade de energia sendo direcionado para o material a ser trabalhado. Assim é efetuado o corte. Essa densidade energética do feixe é tão forte que “derrete” o material de forma precisa na linha de corte. Em alguns milésimos de segundo a máquina de corte a laser executa o corte ou furação. O interessante é que esse sistema permite executar com precisão, projetos complexos, com diversos detalhes e ângulos.

Agora que você entendeu a teoria, vamos à prática! Através do vídeo abaixo, é possível entender como funciona o corte a laser:

Principais vantagens do processo de corte a laser

  • O raio laser faz seu trabalho sem qualquer tipo de contato. Com isso, a ferramenta não sofre desgaste sem causar deformações ou danos na peça;
  • O material a ser processado não é restringido pela forma;
  • Proporciona acabamento perfeito, sem distorções e com zona mínima afetada;
  • Baixa perda de material;
  • Programação flexível e agilidade na linha de produção;
  • Alta velocidade na furação e corte;
  • Muito pouco barulho, permitindo a máquina trabalhar 3 turnos em locais de zona mista;
  • Não causa distorção nas peças.

Serviço de corte a laser Modelaço

Buscamos atender todas as suas demandas e dispor de um serviço personalizado para superar as suas expectativas, pensando nisso, investimos em tecnologia de ponta para produzir o que você desejar!

Nossa linha de produção está equipada com uma máquina de corte a laser de alta definição. Esperando para realizar o seu pedido completamente personalizado, com maior Precisão, Agilidade e Performance!

Esse equipamento de ponta possui uma fonte de 2.000 W, com capacidade para cortar chapas de até 16,00 mm em ALTA DEFINIÇÃO!

Executamos cortes e furações em quaisquer formatos de acordo com o seu projeto.

Para mais informações sobre o corte a laser Modelaço Clique Aqui.

Deseja saber quais são as diferenças entre os tipos de corte em chapas de aço? Clique aqui!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: