O que é o processo de usinagem?

A usinagem se trata de um processo de desgaste mecânico que tem como objetivo dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, esse material chamamos de matéria-prima.
A usinagem começou em tempos atrás com processos 100% manuais e hoje em dia evoluiu bastante, com o uso de máquinas de alta definição, como é o caso das chamadas CNC (com comando numérico computadorizado), com uma precisão que chega a ser tão pequena quanto a 1 mícron. Atualmente, a usinagem está presente em vários setores industriais, como a automotiva, naval, aeroespacial e a de eletroeletrônicos.

Nesse artigo você verá:

Principais vantagens:

  • Mais precisos que os processos de conformação e fundição;
  • Consistência nas peças;
  • Possibilita criar diversos formatos de peças;
  • Custo acessível;
  • Criação de peças em pequenas, médias e grandes quantidades.
  • Durante a execução dos métodos de usinagem, ter boas máquinas, ferramentas e principalmente profissionais qualificados fazem toda a diferença no resultado final.

Principais Processos de Usinagem:

Torneamento

Dentre todos os processos o torneamento é sem dúvidas o mais conhecido, além de ser o mais utilizado para usinagem de peças. O equipamento é utilizado para fabricação de peças com geometrias cilíndricas.

Neste processo a peça de aço é acoplada ao eixo do torno e colocada em rotação, sendo desbastada por uma ferramenta de corte até que alcance o formato desejado pelo operador.

Fresamento

O fresamento é um procedimento de usinagem ideal para a confecção de engrenagens e coroas. Ao contrário do torneamento, onde o metal é removido por uma ferramenta de corte com um movimento retilíneo. No caso da fresa, a ferramenta de corte trabalha de forma giratória. Conforme a imagem abaixo:

Alinhamento

Alinhamento é um processo de usinagem direcionado a tornar superfícies planas. Neste processo a peça trabalhada fica fixada enquanto a ferramenta de corte se movimenta sobre ela em movimento linear, retirando o excesso de material.

Furação

Grande parte das peças fabricadas pelo processo de usinagem precisam passar por um procedimento de furação.
O processo é realizado através do giro de uma broca conectada a uma furadeira industrial. Conforme o vídeo abaixo:

Mandrilamento

A mandrilhadora é uma máquina direcionada para a confecção de peças em formato cilíndrico e de cone, como por exemplo os tubos em aço. Neste processo a peça e a ferramenta de corte giram simultaneamente.

Brochamento

O brochamento é um movimento de corte linear das peças e tem como principal objetivo a remoção de material da superfície.

Esse processo é muito utilizado para a modificação de furos vazados em peças. A ferramenta de corte utilizada no brochamento otimiza gradativamente ao longo do curso do processo.

A Modelaço

Neste conteúdo você entendeu o que é o processo de usinagem, viu algumas vantagens em optar por peças usinadas em aço e também as principais formas de usinagem.

A MODELAÇO é especialista em processos de usinagem. Confeccionamos peças sob encomenda, sempre respeitando os mais diversos padrões de qualidade!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Deixe um Comentário






Pesquise por algum termo específico em nosso blog: