Ensaio de Líquido Penetrante (LP): o que é e quais as suas aplicações?

Você já escutou falar no ensaio de LP? No post de hoje, vamos explicar como é realizado e quais as suas aplicações!

Página inicial > Aço de alta resistência > Caldeiraria > Ensaio de Líquido Penetrante (LP): o que é e quais as suas aplicações?

 

O ensaio por líquidos penetrantes, também conhecido como LP, é um dos ensaios realizados na Modelaço em serviços que exigem esse tipo de certificado.

Mas afinal, o que é o Ensaio de Líquido Penetrante (LP)?

O ensaio por LP faz parte dos métodos denominados Ensaios Não Destrutivos, que são essenciais na detecção de descontinuidades superficiais em peças metálicas e são parte integrante de um Sistema de Gestão de Qualidade.

O ensaio ou inspeção por líquidos penetrantes é conhecido como um dos melhores métodos de teste para detecção de descontinuidades superficiais em diferentes materiais, como metais ferrosos e não ferrosos (desde que não sejam porosos), alumínio e ligas metálicas. Ele permite identificar descontinuidades sem danificar a peça, separando os materiais aprovados dos reprovados, seguindo um critério pré-estabelecido pelo setor de qualidade.

Quais são as fases do processo de LP?

  1. Preparação da superfície

    A primeira fase do ensaio por líquidos penetrantes consiste na limpeza da superfície a ser testada. Nesta etapa, é importante remover tintas, camadas protetoras, óxidos, areia, barro, graxa, óleo, poeira ou qualquer resíduo que possa impedir o LP de penetrar nas descontinuidades das peças.

  1. Aplicação do líquido penetrante

    A segunda fase do ensaio consiste na aplicação de um líquido, muitas vezes de cor vermelha ou fluorescente, capaz de penetrar nas descontinuidades das peças. O tempo de penetração pode ser de até 20 minutos, conforme as normas ABNT 16450 e NBRNM-ISO 9712 de 02/2014.

 
  1. Remoção do excesso de líquido penetrante

    Depois de esperar o tempo mínimo de penetração, é necessário remover o excesso do líquido penetrante, deixando-o retido somente nas descontinuidades das peças. Uma limpeza inadequada pode comprometer a eficácia dos resultados.

  2. Revelação

    Nesta fase do ensaio, é aplicado sobre a peça um talco branco, conhecido como revelador, que suga o líquido penetrante das descontinuidades e as revela. Obs: se a cada 500 mm houver uma sequência de pequenos resquícios do líquido penetrante, será necessário refazer a solda e realizar um novo teste.

  1. Inspeção

    A inspeção pode ser feita sob luz branca natural ou artificial. O revelador, aplicado à superfície das peças, cria um fundo branco, facilitando a visualização de descontinuidades superficiais. Após isso, é elaborado um relatório de líquido penetrante com base nas normas ABNT 16450 e NBRNM-ISO 9712 de 02/2014.

  2. Limpeza

    Após finalizar a inspeção, deve ser realizada uma nova limpeza ou jateamento da peça para remoção dos resíduos.

Principais Vantagens

  • Simples aplicação
  • Garantia da estabilidade de soldagem
  • Boa sensibilidade para detecção
  • Pode ser aplicado em uma grande variedade de materiais, independentemente da forma e dimensão da peça
  • Alta sensibilidade a descontinuidades superficiais de pequenas dimensões
  • Facilmente aplicável em linhas de produção e em alto volume de serviço
  • Método ágil, econômico e eficiente para inspeção
  • Aprovado pelas normas ABNT 16450 e NBRNM-ISO 9712 de 02/2014

Deseja saber mais sobre a qualidade de nossos produtos e serviços?

Clique Aqui e Fale com um Especialista

Publicado em Caldeiraria com as tags: 

Picture of Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente