É muito comum durante uma construção a preocupação com a escolha de materiais de qualidade, mas também é importante dar atenção ao transportar e armazenar a carga para evitar qualquer problema. No artigo de hoje vamos dar dicas sobre o transporte e armazenamento de telhas metálicas.

Transporte de telhas metálicas

É fundamental tomar todo cuidado na hora de escolher o material ideal para o seu projeto, mas depois disso você deve ter atenção redobrada durante o transporte e armazenagem. Afinal, ninguém quer que o produto chegue danificado na hora da entrega por um descuidado do fornecedor. Veja abaixo dicas para transportar e armazenar as telhas metálicas com segurança! Confira:

1. Veículo

É recomendado transportar telhas metálicas pré-pintadas em caminhões abertos ao invés dos baús. Porque, a maioria dos fabricantes desse tipo de telha, costumam trabalhar com pontes-rolantes para a montagem da carga.

2. Clima

Transporte a carga, preferencialmente, em dias não chuvosos, mas se não for possível utilize uma lona para cobrir todo o material, afim de evitar que fique molhado. Caso tenha ficado um pouco molhado, utilize um pano limpo e seco para enxugá-las.

3. Disposição das telhas metálicas

Os painéis devem sempre ser distribuídos sob uma superfície plana e de maneira horizontal. O uso de cantoneiras para amarrar a carga é fundamental para evitar danos na carga.

telhas-metálicas-modelaço

4. Conferência do produto

Antes de descarregar, confira as telhas e verifique se chegaram conforme acordado com o fornecedor. Se tiver algum problema, você não terá tido o trabalho de descarregar a carga.

5. Descarregamento

Se for utilizar de força manual, é aconselhável colocar a mesma quantidade de pessoas que tiverem no chão em cima da carroceria, assim você mantém o equilíbrio nas forças exercidas sobre a telha.

Mas, se optar por uma empilhadeira lembre-se de sempre usar as chapas de proteção e observar o tamanho e a distância entre os garfos.

Armazenamento

Já na hora de armazenar, é preciso tomar alguns cuidados especiais. Se não tiverem um armazenamento adequado, as telhas podem ficar com manchas ou danos.

1. Local

É recomendado que o local seja coberto, seco e arejado. Se possível com o clima controlado, para que dessa maneira não aconteça o fenômeno da corrosão galvânica proveniente da umidade.

telhas-metálicas-modelaço

2. Posição

Deixe sempre as telhas em pilhas inclinadas e nunca coloque peso ou carga em cima delas.

3. Tempo

O prazo de armazenamento deve ser o menor possível, o ideal é que seja instalado logo após a entrega. Mas, se não for possível a duração de estocagem é de no máximo dois meses. Lembre-se de inspecionar periodicamente e verificar se estão com qualquer umidade.

4. Instalação das telhas metálicas

Caso as telhas sejam instaladas imediatamente, você deve empilha-las em uma superfície plana afastada em 15 cm do chão, para permitir que o ar circule sob o feixe devem ser posicionadas sobre caibros, de forma que o peso de cada pilha seja uniforme.

Dica bônus:

No mercado de aço, existem inúmeras empresas que fabricam telhas metálicas. Então antes de escolher qual irá cuidar do seu projeto, opte por uma que tenha expertise na fabricação desse produto.

Modelaço

A Modelaço é uma empresa referência na fabricação de telhas metálicas, que se preocupa com a qualidade e resistência do material.

São produzidas conforme as normas da ABNT NBR 14.513 e 14.514 e a sua fabricação é através de aços revestidos com zinco (galvanizados), ou revestidos com uma liga de zinco e alumínio (zincalume). 

Podem ser produzidas em diferentes formatos como trapezoidal ou ondulado, atendendo as necessidades de cada um de seus projetos.

A fabricação é feita em qualquer comprimento até 12m, perfilados diretamente das bobinas, o que garante um acabamento impecável e natural.

telhas-metálicas-modelaço

Dependendo do seu projeto, podemos fabricar as telhas metálicas  com isolamentos termoacústicos, confeccionadas a partir de duas telhas unidas por um núcleo de espuma de poliuretano, EPS, lã de rocha ou lã de vidro, proporcionando uma temperatura e ruído inferior no interior das construções.

Além das telhas metálicas, fabricamos outros produtos como Calhas e Rufos, Rolinho para Calheiros  e muito mais!

Se estiver precisando de telhas metálicas para o seu projeto, entre em contato conosco agora mesmo e solicite seu orçamento!

Para mais informações sobre as telha metálicas clique aqui!

Baixe o Catálogo de Produtos Modelaço

Pesquise por algum termo específico em nosso blog: