Aço Galvanizado Z 275: saiba mais!

As telhas em aço Z275 têm várias vantagens, uma delas é a durabilidade! Clique no link e veja todos os benefícios desse material!

O Aço possui uma excelente resistência mecânica, mas precisa de uma proteção adequada contra a corrosão, que é um processo eletroquímico onde ocorre a oxidação do aço base, esse processo, também denominado ferrugem, ocorre como resultado de uma reação química entre o aço e o oxigênio. Para evitar a deterioração do aço é necessária uma barreira de proteção ou revestimento da chapa de aço.

Galvanização é o processo de aplicação de uma camada protetora de Zinco ou ligas de Zinco a uma superfície de aço ou ferro de modo a evitar a corrosão destes. O método mais comum é a Galvanização por imersão a quente (Hot-dip Galvanizing ou HDG) no qual as peças ou estruturas são mergulhadas num banho de zinco fundido.

A Galvanização protege o aço de duas maneiras distintas:

  • Forma um revestimento resistente à corrosão que evita a corrosão do substrato metálico;
  • O Zinco é usado como um ânodo de sacrifício de maneira a que se a superfície for danificada e o aço exposto, ele continua protegido pelo restante Zinco que se corrói, mantendo o Aço intacto.

Após essa técnica, o aço fica protegido da corrosão e consegue suportar as adversidades relacionadas às mudanças climáticas ou à ação do tempo.

FALANDO SOBRE O REVESTIMENTO GALVÂNICO…

As chapas galvanizadas têm diferentes tipos de revestimentos e os mais comuns para o mercado em geral são: cristais normais, mais conhecido como chapa escamada (solidificação Zn depositado), e os cristais minimizados (Zn puro / imersão).

A resistência à corrosão das chapas galvanizadas é determinada basicamente pela camada de zinco que por sua vez é proporcional à espessura do revestimento.

O tipo de revestimento deve ser especificado de acordo com as exigências de resistência e corrosão, condições de uso do produto final.

Quanto mais espesso for o revestimento de zinco, maior será a durabilidade do material galvanizado, considerando-se um mesmo ambiente. É recomendado um revestimento mais espesso quando a resistência à corrosão é prioridade e um revestimento mais leve (Z100, Z140, Z180, Z225 e Z275) quando a conformabilidade e a soldagem são operações críticas.

O revestimento usado como matéria prima na Modelaço para as soluções de coberturas e acessórios é denominado Aço Galvanizado Z275 (275g Zn/m² na soma das duas faces) conferindo ao aço grande resistência à corrosão atmosférica.

TELHAS METÁLICAS – AÇO GALVANIZADO Z275

Os perfis trapezoidais ou ondulados são fabricados a partir de bobinas de aço galvanizado, através de um processo contínuo em equipamentos de rolos de perfilação.
Nesse método de fabricação, a bobina de aço é desenrolada a uma velocidade de até 60 metros por minuto, sendo perfilada, cortada no comprimento desejado, empilhada de acordo com os pacotes e capacidade de expedição.
Esse processo permite a fabricação de perfis com até 12 metros de comprimento.

Por meio do processo de “rolo formação”, o perfil de aço é obtido por etapas, devido a sua passagem nos pares de cilindros alinhados em sequência, indo da chapa plana até o perfil pronto. A chapa de aço plana é passada entre os cilindros superiores e inferiores, chegando progressivamente à sua forma definitiva.

Quase sempre, o processo de perfilação propriamente dito começa pela parte central do perfil trapezoidal ou ondulado, para que as partes laterais da chapa, ainda planas, possam se movimentar em direção ao centro, pois há redução da largura no processo.

BENEFÍCIOS DAS TELHAS GALVANIZADAS Z275:

• Durabilidade;

• Flexibilidade;

• Excelente estabilidade e consistência da cor e brilho;

• Garantia de qualidade;

• Ganho de produtividade;

• Economia no custo de processo;

• Redução de estoque;

• Economia de espaço físico para se dedicar ao seu negócio;

• Atendimento a requisitos ambientais.

As Telhas MODELAÇO (trapezoidal MD40/980 ou ondulada MD17/988) fabricadas em aço galvanizado Z-275 agregam performance, qualidade e durabilidade ao seu projeto!

E falando em Durabilidade…

As telhas de zinco com espessura Z-275 têm várias vantagens, uma delas está relacionada com a sua durabilidade uma vez que tem uma média de vida útil muito longa, em torno de 40 a 70 anos dependendo da região e da aplicação do material.

A vida útil do aço galvanizado depende da quantidade de zinco do revestimento e das condições do meio em que o mesmo será colocado.

TELHA GALVALUME OU GALVANIZADA: PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS.

O Aço Galvanizado adiciona unicamente o zinco na sua camada superficial. Essa composição tem a função de adicionar resistência à corrosão e durabilidade em exposição ao tempo e intempéries. O que também garante, entre os benefícios da telha galvanizada, que ela não enferruje por anos, exigindo pouca manutenção.

Por conta dessa composição simples e objetiva, essas telhas adquirem vantagens consideráveis, sobretudo em relação à economia.

Para informações ainda mais técnicas sobre as telhas de aço galvanizadas, sugerimos que consulte a NBR 14514:2008 e NBR 14513:2002.

O aço Galvalume, no entanto, é um tipo de aço que possui outra composição. Isso porque trata-se de um revestimento que contém: alumínio 55%, zinco 43,5%, e silício 1,5%. Essa composição, por sua vez, oferece uma performance semelhante ao aço Galvanizado com revestimento menos espesso.

Zincada: Também chama de Galvanizada, contém revestimento “Z-275” (275g Zn/m² soma das duas faces).

Galvalume: Também denominado de Zincalume, contém revestimento AZM-150 (150g/m² na soma das duas faces).

Em outras palavras, ambas as telhas exigem pouca manutenção e têm uma ótima durabilidade.

MODELAÇO – SOLUÇÕES EM AÇO, POSSUI A MELHOR RELAÇÃO CUSTO-BENEFÍCIO PARA SEU PROJETO

Na hora de escolher a telha ideal, considere a melhor opção para a sua obra e investimento. Como apontamos neste conteúdo, as telhas metálicas possuem o melhor desempenho na construção civil.

Fale com quem é especialista no assunto, fale com a MODELAÇO!

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente