Ensaio por Líquidos Penetrante (LP): como funciona o processo?

O ensaio por LP é considerado um dos melhores métodos de teste para detecção de descontinuidades superficiais. Saiba mais!

Página inicial > Aço de alta resistência > Caldeiraria > Ensaio por Líquidos Penetrante (LP): como funciona o processo?

O ensaio por líquidos penetrante, também conhecido como LP, é um dos ensaios realizados na Modelaço, em serviços que exigem esse tipo de ensaio.

Antes de começarmos, precisamos entender o que ele é, e para que serve.

O Líquido Penetrante (LP) é uma solução química que em sua base contém óleo com corante, seja visível ou fluorescente, capaz de migrar para as descontinuidades abertas à superfície. É utilizada para localizar descontinuidades em materiais ferrosos e não ferrosos, assim como em algumas cerâmicas e plásticos.

As superfícies devem estar livres de materiais estranhos e tinta. Graxa, óleos etc., materiais que evitam a penetração e devem ser removidos por pré-limpeza com limpador/removedor ou por solvente desengordurante.
Escala, areia, sujeira etc., retêm o penetrante e dificultam a remoção, portanto, é necessária pré-limpeza com escova de aço ou similar. A tinta deve ser removida das áreas a serem testadas.

Mas, como funciona o processo?

O primeiro passo, é a Limpeza:

Deve-se cobrir a peça ou seção a ser inspecionada com removedor. Logo depois, mantenha o removedor na peça o tempo suficiente para dissolver a sujeira ou película. Em seguida, seque com um pano limpo e repita se for necessário.
Após a limpeza final, aguarde um tempo para secar antes de usar o penetrante, lembrando que a limpeza deve ser realizada no mesmo dia da inspeção.

Aplicação do LP:

Após ter realizado toda limpeza, vamos aplicar o Líquido Penetrante.
Primeiro, pulverize a peça ou seção a ser inspecionada de modo que a superfície seja coberta pelo penetrante. Se o líquido retornar em gotículas, pare e limpe novamente a peça.
Deixe o penetrante descansar na peça por 30 minutos. Um tempo de penetração maior pode ser necessário para encontrar descontinuidades extremamente finas e apertadas.

Remoção do LP:

Após aguardar o tempo necessário, é hora de realizar a remoção.
Primeiro, limpe a superfície com um pano limpo e repita se for necessário.
Algumas superfícies exigirão apenas limpeza. No entanto, remova o excesso de penetrante com água limpa (para os penetrantes laváveis a água) ou com panos limpos pré-umedecidos com removedor (para os penetrantes removíveis a solvente).
Mas atenção! NÃO lave a superfície com removedor, pois isso prejudicará a sensibilidade. Repita este procedimento com limpeza adicional até que o penetrante residual na superfície tenha sido removido.

Vamos aplicar o revelador?

Após termos realizado a limpeza, aplicação e remoção do Líquido Penetrante, vamos ao segundo passo. A aplicação do Revelador.
O revelador, nada mais é do que uma espécie de talco branco que estando na superfície do produto, suga o líquido penetrante revelando assim as descontinuidades.
Para isso, agite vigorosamente a lata para chacoalhar os agitadores internos, ou mexa vigorosamente o revelador a granel.
Pulverize a peça ou seção a ser inspecionada com revelador, apenas o suficiente para umedecer a peça com uma camada fina, não mais do que isso. A espessura adequada secará formando uma camada branca uniforme.
Dica: Muito revelador irá mascarar as indicações, pouco revelador não revelará a indicação o suficiente.
Para facilitar a aplicação, mantenha a lata de spray de 20 a 30 cm da peça e pulverize seções curtas de 15 a 20 cm por vez e aguarde o revelador secar por 20 min. Observe o aparecimento imediato de indicações grandes. Mas se atente, pequenas indicações podem levar alguns minutos para serem reveladas.
Obs: Se a cada 500 mm houver uma sequência de pequenos resquícios do Líquido Penetrante, deverá refazer a solda e realizar um novo teste.

Inspecione a área de teste:

Defeitos são marcados por uma indicação vermelha profunda. Uma linha inteira ou pontilhada marca uma rachadura, dobra, ruptura de forja ou fendas de forjamento. Se forem largos e profundos, a indicação aumentará e se espalhará. Porosidade, encolhimento, falta de adesão e vazamentos aparecerão como pontos ou áreas locais de cor. Essas condições também aumentarão e se espalharão se o defeito for grande ou extenso. Após isso, é elaborado um relatório de líquido penetrante com base na Norma ABNT 16450 e NBRNM-ISO 9712 de 02/2014.

De volta a limpeza…
Após realizar todo o processo anterior e a inspeção, devemos realizar uma nova limpeza, para certificarmos que todos os resíduos foram removidos.

Dicas Bônus Para Ensaio de Líquido Penetrante:

● Verifique as especificações exigidas antes de iniciar a inspeção por líquido penetrante;
● Fique atento se as peças que passarão pela inspeção por líquido penetrante estão limpas e secas antes de aplicar o teste.

Entre em contato conosco e solicite seu orçamento!

Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente