7 dicas para começar a reciclar em sua casa

A MODELAÇO busca sempre inovar e evoluir os produtos e serviços, de forma a gerar menor impacto no mundo. Conheça 7 dicas que separamos!

Página inicial > Sem categoria > 7 dicas para começar a reciclar em sua casa

  1. Lista de material reciclado
  2. Separe os produtos da embalagem
  3. Retire as tampinhas das garrafas PET e Tetrapak
  4. Copo plástico, um vilão para o meio ambiente
  5. A bebida mais apreciada pelos Brasileiros, pode ser um problema na hora da reciclagem
  6. Caixas com medicamentos
  7. Lâmpadas estragadas ou queimadas

Você sabia?

Você sabia que, em 2013, o Brasil gerou 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que 42% foram descartados em lixões ou aterros sanitários? Isso significa que, em média, cada cidadão gera 1 kg de lixo por dia. E somente 11% desse resíduo é reciclado no Brasil.

A poluição por plástico gera mais de US$ 8 bilhões de prejuízo à economia global. Um levantamento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostra que os setores mais diretamente afetados são o pesqueiro, o comércio marítimo e o turismo.

O diretor executivo do WWF no Brasil, Mauricio Voivodic, alertou sobre a urgência de adotar medidas para reverter essa situação. “O próximo passo para que haja soluções concretas é trabalharmos juntos, por meio de marcos legais, que convoquem à ação os responsáveis pelo lixo gerado. Só assim haverá mudanças urgentes na cadeia de produção de tudo o que consumimos.”

Se você tem interesse em começar a reciclar e contribuir para um mundo mais sustentável, confira algumas dicas simples que preparamos para você:

1. Lista de materiais recicláveis

Manter uma lista próxima ao lixo, indicando o que é ou não reciclável, ajuda muito na hora de separar os materiais antes de descartá-los. Segue abaixo um modelo que você pode anotar e colar em sua lixeira:

2. Separe os produtos da embalagem

Isso é um fator que ajuda muito na otimização e aproveitamento da reciclagem.

Suponhamos que uma caixa de leite foi descartada na lixeira com aquele resto dentro da embalagem. Essa caixa ficará armazenada no coletor por vários dias, passando pela sua casa ou condomínio, será pega pela coleta seletiva, chegará ao local da reciclagem e aguardará até o momento da triagem para, depois, caso esteja em condições adequadas, ser reciclada.

Considerando todo este período em que a caixa ficou suja (com resíduo orgânico), imagine só o mau cheiro, a proliferação de fungos e bactérias, os ratos, baratas e outros animais atraídos pela decomposição daquele resto de leite dentro da caixinha. Além disso, essa embalagem se misturará com outros materiais recicláveis e, consequentemente, os contaminará, podendo inviabilizar o processo de reciclagem de outros materiais, por conta de um “pequeno” descuido do consumidor.

3. Retire as tampinhas das garrafas PET e Tetrapak

As garrafas fechadas podem explodir na hora de prensar o material e atingir o operador. No entanto, não se esqueça de destinar a tampinha junto com os outros materiais! Ela também é reciclável e muito valiosa para os catadores de material reciclável.

4. Copo plástico, um vilão para o meio ambiente

O copo plástico é reciclável, mas pouco reciclado. Sabe o motivo? Simplesmente por não haver mercado para este produto, que na maioria das vezes se encontra contaminado e sujo com líquidos. Fique atento: se você ver um copinho desses, passe longe! rs.

 

5. A bebida mais apreciada pelos brasileiros pode ser um problema na hora da reciclagem

Você gosta de cerveja, como a maior parte da população brasileira? Então vai uma dica: consuma latinhas e evite o vidro!

No nosso país, 99% do alumínio é reciclado, enquanto o vidro enfrenta algumas limitações na hora do transporte, logística e armazenamento. Além disso, o vidro depende das indústrias de beneficiamento, que estão concentradas no Sul e Sudeste do Brasil. Ou seja, é muito provável que, no Nordeste, o vidro seja enterrado em aterros junto com resíduos orgânicos.

Por isso, dê sempre preferência às latinhas em vez das garrafas de vidro.

6. Caixas com medicamentos

Sabe aquela gavetinha cheia de medicamentos e pomadas vencidos que você não sabe o que fazer?

Existe uma solução que poucas pessoas conhecem. Várias redes de drogarias têm coletores para receber os medicamentos e destiná-los de maneira correta. Informe-se e faça sua parte! Se você jogar fora como lixo orgânico, esses tipos de medicamentos poluem o solo e as águas de rios e oceanos.

7. Lâmpadas estragadas ou queimadas

As lâmpadas também podem ser destinadas de maneira correta. Várias redes de supermercados, como Walmart e Pão de Açúcar, têm coletores para recebê-las. Quando esse material é descartado junto com o lixo comum, ele polui o solo, pois contém mercúrio e outros componentes químicos que podem causar sérios riscos à saúde caso quebrem e entrem em contato com a pele ou os olhos.

 

Modelaço – Empresa sustentável

A Modelaço busca sempre inovar e evoluir seus produtos e serviços, de forma a gerar menor impacto no mundo. A empresa cria produtos a partir de matérias-primas recicláveis, produz peças duráveis, soluções para ventilação e iluminação naturais, e equipamentos para o correto transporte e gerenciamento de resíduos.

Alguns produtos fabricados pela Modelaço que contribuem para um mundo mais sustentável:

“Semear ideias ecológicas e plantar sustentabilidade é ter a garantia de colhermos um futuro fértil e consciente.

Autor da frase: Sivaldo Filho.

Publicado em Sem categoria com as tags: 

Picture of Rodrigo Andrade

Rodrigo Andrade

Comente